
A Coleção
A Coleção Albuquerque de Cerâmica Chinesa é mundialmente reconhecida como uma das mais relevantes do género. Abrange obras criadas ao longo de seis séculos de história, com ênfase na Porcelana de Exportação das dinastias Ming e Qing.
Resultado de mais de seis décadas de apaixonada dedicação por parte do engenheiro brasileiro Renato de Albuquerque, a Coleção Albuquerque chega aos dias de hoje com aproximadamente 2600 peças. As obras que a constituem não são apenas artefactos históricos que demonstram a alta sofisticação da sua criação e execução, mas testemunhos de trocas comerciais e influências culturais complexas em tempos longínquos. As técnicas, cores, formas, materiais e motivos destas obras utilitárias, ritualísticas, devocionais e decorativas não se encerram no seu tempo. As suas histórias e trajetórias continuam a provocar e a endereçar questões contemporâneas urgentes como o colonialismo, a globalização, os processos e meios de produção e a dominação tecnológica.
Tendo sido vista pontualmente através do empréstimo de obras a instituições culturais internacionais como o Metropolitan Museum of Art (Nova Iorque) e o Victoria & Albert Museum (Londres), entre muitas outras, a Coleção Albuquerque impulsiona a criação da Albuquerque Foundation. A sua centralidade dentro desta instituição garante a sua guarda, preservação, investigação e exposição para o público especializado e para o público geral, e permite que continue a gerar novas perguntas para os tempos presentes.
Seleção de obras da Coleção







