Apresentação do projeto: Sementes, da artista Maya Kempe
Apresentação de uma pesquisa em desenvolvimento em diálogo com o jardim da fundação
Maya Fernandes Kempe apresenta um conjunto escultórico de sementes em cerâmica, resultado de um processo de investigação e observação de campo, que inclui três sementes de plantas presentes no jardim da Albuquerque Foundation.
Entre caminhar, recolher e ampliar, Maya transforma o invisível em poético, revelando a beleza abstrata que emerge quando a natureza é observada ao microscópio.
Nos dias 8 e 15 de novembro, às 15:00, a artista apresentará o projeto em duas conversas públicas. As Sementes ficarão patentes no período entre os dois momentos de conversa.
Informações úteis
Horário: 08.11 & 15.11, 15:00–16:00
Idioma: português
Idade: a partir dos 12 anos (menores de 14 anos devem ser acompanhados por um adulto)
Lotação: 20 participantes
10€ (apresentação + entrada no museu)
Sobre Maya Fernandes Kempe
Maya Fernandes Kempe (Berlim, 1975) é escultora-ceramista e arte-pedagoga alemã residente em Portugal. Estudou Filosofia e Literatura Contemporânea na Freie Universität Berlin e formou-se em Pedagogia da Arte no Pestalozzi-Froebel-Haus e no Instituto PÄDIKO. Aprendeu escultura cerâmica com diversos mestres europeus e fundou o “Espaço Azul” em Lisboa (2005), dedicado a experiências artísticas para crianças. Lecionou escultura cerâmica em instituições de ensino superior na Alemanha e em Portugal.
Expõe regularmente desde 2016, destacando-se as exposições individuais no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa, 2024) e no Museu de Olaria (Barcelos, 2025). É cofundadora da Associação Ateneu do Catorze e integra o grupo “Convergências”, com o qual participou no projeto Cerâmica XL apoiado pela DGArtes.