O Tempo em Circulação

Palestra

21.02.2026

Palestra sobre um raro bastão chinês do século XVIII, com Bruno Alexandre Morais

O foco desta apresentação/sessão incide sobre a história de um raro e fascinante bastão em esmalte sobre o cobre, decorado com um calendário rúnico perpétuo e produzido na China, no século XVIII, para o mercado ocidental. Conhecem-se atualmente apenas cinco bastões deste tipo em todo o mundo, todos decorados de forma semelhante com sistemas complexos de medição do tempo, signos do zodíaco e referências a celebrações religiosas e seculares. São objetos híbridos que testemunham a circulação transcontinental de saberes, a materialização de tradições escandinavas sobre o tempo em objetos de prestígio na época moderna. 

Informações úteis

Horário: 21.02, 16:0017:00
Idioma: Português
Idade: Adultos
Lotação: 25 participantes

Atividade gratuita mediante apresentação de bilhete de entrada válido no museu. Sujeita a lotação. A inscrição pode ser efetuada através do website ou na bilheteira local.

Sobre Bruno Alexandre Morais

Bruno Alexandre Morais é investigador na Jorge Welsh Research & Publishing. Os seus interesses de investigação incidem sobretudo sobre a presença europeia em África e na Ásia e sobre a produção artística decorrente dessas interações culturais, com particular ênfase na cerâmica e no mobiliário. Desde o início da colaboração com a Jorge Welsh Research & Publishing, em 2011, tem contribuido para diversas publicações, entre as quais: Ko-sometsuke: Chinese Porcelain for the Japanese Market (2013); China of All Colours: Painted Enamels on Copper (2015); Turn of the Sea: Art from the Eastern Trade Routes (2017); Animalia: Chinese Export Porcelain Animal-Form Tureens (2024); Asian Lacquer: A Lasting Story of Fascination and Inspiration (2025). Colaborou igualmente no volume VI da coleção RA: The RA Collection of Cross-Cultural Works of Art: A Collector’s Vision (2022).