Pintando o Senhor do Céu

Eventos

30.08.2025

Explorando a arte católica chinesa na Albuquerque Foundation

Uma palestra de Antonio De Caro

Em 1603, o missionário jesuíta português Pe. João da Rocha, S.J. (Luo Ruwang 羅儒望, 1565–1623), acompanhou a visita de um promissor literato, Xu Guangqi 徐光啟 (1562–1633), que não tinha conseguido passar nos exigentes exames imperiais, a uma igreja em Nanquim, na China. Aí, Xu Guangqi permaneceu em silêncio, em admiração, olhando devotamente para uma imagem de Nossa Senhora com o Menino. Este encontro visual conduziu-o à fé católica e ao batismo com o nome de Paulo, acabando por vir a ser aprovado no exame. Este episódio transformador constituiu um passo importante numa trajetória artística e religiosa que tinha já começado na Idade Média, quando frades franciscanos levaram livros católicos ilustrados ao império Yuan.

A partir do final da dinastia Ming, sobretudo desde a década de 1580, as imagens católicas europeias começaram a circular amplamente pelo império chinês. Os literatos chineses, fascinados por elas, começaram a colecioná-las, e os fiéis católicos chineses a utilizá-las para fins devocionais e apotropaicos. Ao mesmo tempo, artistas chineses passaram a produzir uma forma inédita de arte católica com características próprias da China. O surgimento da arte católica chinesa deu origem a uma vasta produção de objetos destinados tanto a chineses como, mais tarde, a europeus.

Esta palestra convida a descobrir um conjunto de obras selecionadas da coleção da Albuquerque Foundation, dando a conhecer esta notável trajetória e oferecendo perspetivas sobre a sua circulação intercultural. A conferência apresentará ainda duas obras de arte católica chinesa únicas, que nunca tinham sido anteriormente exibidas na fundação.

Horário
30.08, 15:00

15€ (palestra + entrada no museu)

Sobre Antonio De Caro

Antonio De Caro (PhD, Universidade Batista de Hong Kong) é investigador de pós-doutoramento no Departamento de História da Arte da Universidade de Zurique, onde desenvolve investigação sobre as representações de São Francisco Xavier na Ásia, em particular as iconografias da sua morte na ilha de Shangchuan, no âmbito do projeto Global Economies of Salvation. Arte e a Negociação da Santidade no Período Moderno Inicial (GLOBECOSAL). É também investigador honorário na SOAS, Universidade de Londres, colaborando com a equipa do Departamento de História.

Após concluir os seus estudos de doutoramento em Hong Kong, o Dr. De Caro foi investigador de pós-doutoramento e professor assistente na Universidade Masaryk, em Brno, República Checa. Posteriormente, foi investigador de pós-doutoramento na Universidade de Turim, em Itália, e investigador visitante na Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, e na Universidade de Hong Kong. A sua monografia, Angelo Zottoli. Um missionário jesuíta na China (1848–1902), foi publicada em 2022.

Recentemente, publicou vários artigos, incluindo: “(Re-)produzindo a conversão de Roma a Pequim. Histórias relacionadas com réplicas da Salus Populi Romani no final do século XVI” (Convivium 2021); “Do altar ao lar. A popularização desafiante de imagens, objetos e símbolos devocionais cristãos na China dos séculos XVI e XVII” (Eikon Imago 2022); e “Domesticando o dragão fascista: Pasquale D’Elia, S.J. e a arte cristã chinesa no início da era moderna”, em Palimpsests of Religious Encounter in Asia, 1500–1800, editado por Mia M. Mochizuki e Ines Županov, Intersections: Estudos Interdisciplinares na Cultura Moderna (Boston: Brill, 2025).

Os seus interesses centram-se na história do cristianismo na China, incluindo os intercâmbios interculturais sino-europeus, bem como a popularização, difusão e receção da arte católica durante os períodos moderno e contemporâneo.