Exposição

07.02 — 10.05.2026

Phoebe Collings-James

Phoebe Collings-James é artista multidisciplinar e tem desenvolvido, ao longo das duas últimas décadas, uma prática que atravessa a música, o som, a pintura e a escrita, com um foco crescente na escultura em cerâmica. Nesta primeira exposição individual em Portugal, Collings-James apresenta trabalhos já existentes em diálogo com um conjunto de obras concebidas e produzidas em Portugal e em Londres para esta ocasião.

Sobre a Exposição

A prática de Phoebe Collings-James envolve-se com as contradições e fricções da vida quotidiana, reunindo a escultura em cerâmica e a pintura como espaços de confronto, reciprocidade e transformação. Marcas, sinais e superfícies ricas em ferro funcionam como vestígios de resistência, enquanto processos performativos informam a génese das obras, incorporando o corpo de forma direta no seu processo de criação.

Partindo de uma ampla constelação de referências — que inclui armaduras romanas, tradições cerâmicas africanas e caribenhas, bem como influências literárias e musicais — as obras resistem a leituras fixas. Formas escultóricas recorrentes, frequentemente evocativas de armaduras, máscaras ou corpos vivos, situam-se entre proteção e vulnerabilidade, abstração e figuração. 

Desde 2019, esta prática expandida prolonga-se em Mudbelly Ceramics, uma iniciativa itinerante de investigação e ensino que oferece cursos gratuitos de cerâmica a pessoas negras em Londres. Operando através da troca coletiva em vez de sistemas monetários, Mudbelly afirma modelos alternativos de transmissão de conhecimento e continuidade. 

Seleção de Obras da Artista