Passeio botânico

Visita guiada ao jardim para conhecer as diferentes espécies e o projeto paisagístico, orientada pelo atelier paisagista Topiaris
Projetados e planeados pela Topiaris, os jardins da antiga Quinta de São João, datada do século XVIII, foram remodelados respeitando o desenho original. Procurou-se a preservação dos elementos existentes como árvores maduras, arbustos e espécies protegidas. Quando viável, foi realizado o transplante de vegetação, sempre com base em princípios de sustentabilidade, que passam pela simplificação das rotinas de manutenção, criação de condições para a valorização da herança botânica e pavimentação de baixo impacto.
A partir dos 12 anos
Horário
21.09, 11:00
10€ (visita + entrada no museu)
Sobre a Topiaris
A Topiaris é um gabinete de arquitetura paisagista premiado, sediado em Lisboa. Com mais de 30 anos de experiência, a Topiaris tem trabalhado em diversos contextos geográficos e culturais, desenvolvendo uma ampla gama de projetos em diferentes escalas de intervenção.
O trabalho da Topiaris reflete uma filosofia holística, em que todos os elementos se entrelaçam e são essenciais para o todo, induzindo uma sensação intuitiva de vitalidade, promovendo relações harmoniosas entre as pessoas e os seus ambientes, e moldando um forte sentido de lugar, através da integração das comunidades locais ao longo do processo de design.
O compromisso da Topiaris com a conservação da biodiversidade, o funcionamento dos sistemas naturais e a gestão sustentável dos recursos constitui uma premissa fundamental dos projetos, a par dos princípios da simplicidade e das fontes orgânicas. Estes alinham-se com uma abordagem criativa às limitações do local, oferecendo oportunidades para um design distinto, assente na autenticidade e na clarificação das intenções.