Porcelanas à vista
Os bastidores da receção e acondicionamento da Coleção Albuquerque
Os bastidores da recepção e acondicionamento da coleção de Renato de Albuquerque nas reservas da Albuquerque Foundation.
Como se instala e preserva uma coleção com mais de 2400 peças de arte?
Maioritariamente composta por porcelana chinesa, a Coleção Albuquerque inclui também objetos em materiais tão diversos como marfim, madeiras exóticas, tartaruga, lacas, prata, esmaltes e pintura, provenientes de países como a Índia, China, Japão, Sri Lanka, entre outros locais da Ásia.
Esta questão será abordada numa sessão especial conduzida por Maria Lino Bello, historiadora de arte com especialização em Estudos Asiáticos e conservadora de museus. Maria Lino Bello acompanhou integralmente o processo de instalação da coleção de Renato de Albuquerque. A sessão revelará os bastidores de um exigente trabalho técnico e científico que orientou a recepção, verificação e instalação das peças em reservas técnicas concebidas especificamente para a sua conservação e segurança.
Serão igualmente abordados, os critérios de organização museológica e as estratégias de conservação preventiva adotadas, num projeto que se destaca como exemplo de boas práticas na gestão de coleções, promovendo o conhecimento e a preservação de um acervo singular.
Informações úteis
Horário: 22.11, 15:00–17:30
Idioma: português
Idade: a partir dos 16 anos (crianças devem ser acompanhados por um adulto)
Lotação: 20 participantes
18€ (conversa + entrada no museu)
Sobre Maria Lino Bello
Maria Lino Bello é mestre em Estudos Asiáticos e em História da Arte, com formação em Artes Decorativas e especialização em Peritagem em Arte/Mobiliário. Iniciou a sua carreira em 1998 como conservadora no Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, ingressando posteriormente em 2005 na Câmara Municipal de Lisboa, como assessora da Direção Municipal de Cultura e técnica superior no Museu da Cidade (atual Museu de Lisboa). Técnica superior no Museu de São Roque da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde 2007, desenvolveu trabalho nas áreas de investigação, inventariação, conservação preventiva e curadoria de exposições, assim como acompanhou, entre 2017 e 2022, a criação do museu Casa-Ásia: coleção Francisco Capelo (SCML).
Colaborou com a Albuquerque Foundation no planeamento e instalação de toda a coleção em reservas técnicas, bem como no apoio à exposição permanente. Em Novembro de 2025 integrará a equipa do Museu Medeiros e Almeida, exercendo as funções de conservadora. Tem lecionado e proferido conferências nas áreas das artes decorativas e das suas conexões interculturais.